09 novembro 2017

Versões concentradas de itens da lavanderia diminuem impacto ambiental, segundo estudo


Encomendado pela P&G, estudo de ciclo de vida faz comparativo entre produtos diluídos e concentrados do lava roupa Ariel e amaciante Downy, demonstrando reduções significativas no impacto ambiental com a versão concentrada 

São Paulo, 31 de outubro de 2017 – A P&G, detentora das marcas Ariel e Downy, é a primeira indústria de bens de consumo no Brasil a ter 100% do portfólio de lavanderia em versões concentradas. Há alguns anos, a companhia vem apostando nesse segmento como parte do seu processo de inovação e sustentabilidade na categoria e atualmente,  98% do negócio global de lava roupas líquido da empresa já é concentrado. 
Por acreditar que ações falam mais que palavras quando se trata de sustentabilidade, a P&G vem implementando iniciativas que contribuem com a diminuição dos impactos ambientais na categoria de cuidados com as roupas. Foi a primeira multi nacional de bens de consumo a eliminar globalmente os fosfatos do seu portfólio de sabão em pó em 2015, e atualmente as plantas produtoras de Ariel e Downy na América Latina são zero geração de resíduos para aterros sanitários.  Os produtos concentrados da lavanderia tem se mostrado uma excelente opção para consumo pelo seu desempenho, praticidade e equação de valor. Para entender os benefícios ambientais atrelados a esse formato, a P&G encomentou um estudo de  Ciclo de Vida comparativo de Ariel & Downy, que foi realizado pela Environmental Resources Management (ERM), no qual demonstrou-se que as versões concentradas tem impactos ambientais menores nos indicadores de emissão de gases, pegada energética e de água, consumo produtivo de água e energia, e resíduos gerados pelos plásticos das embalagens, quando comparados com suas versões regulares. A metodologia do estudo considerou os volumes produtivos de Ariel e Downy, informados pela P&G, e a lavagem de 1 kg de roupas como unidade de medida funcional para os cálculos comparativos, levando em conta a dosagem recomendada para cada tipo de produto (regular e concentrado) e aplicando assim as especificações da ERM para cada aspecto ambiental avaliado. 

Os resultados do estudo demonstraram que as reduções estimadas em um ano são de:


(1) Resultados do estudo da ERM de ciclo de vida comparativo dos produtos do portfólio P&G. Estimativas considerando 1 ano de produção de produtos Ariel e Downy.
(2) Considerando famílias compostas por 4 pessoas. 

Em outras palavras, os ganhos ambientais por ano(1) , somando  total portfólio da P&G - Ariel e Downy -  são estimados em: 
• Redução de 96.600 emissões de gases (dióxido de carbono) ->  equivalente às emissões produzidas por 11.500 famílias(2) em um ano.  • Redução de 9.650 MWh de energia direta e de 550.800 MWh na pegada energética ->  o que equivale fornecimento de energia a 215 mil famílias por um ano;  • Economia de 174 mil m³ no consumo de água direta e de 1.440.000 m³ na pegada de água -> que poderia gerar abastecimento de água para 6.420 famílias durante 365 dias; • Redução de 4.430 toneladas de resíduos plásticos de embalagem -> que se assemelha ao total de resíduos gerados por 2.850 famílias no mesmo período.  
“Sabemos que esses são apenas os primeiros passos para práticas mais sustentáveis na categoria e que ainda existe muito pela frente a se fazer. Seguimos investindo em inovação e iniciativas que contribuem com o meio ambiente, assim como na comunicação e educação dos produtos concentrados como uma opção mais consciente de consumo na categoria.”, explica Rodrigo Padilla, diretor da marca Ariel e Downy. 

Lançamento de Ariel Concentrado em nova embalagem 

A P&G acaba de lançar o Ariel Concentrado na versão refil, disponível em dois tamanhos: 5 lavagens (200ml – R$ 4,90) que pode ser encontrado no pequeno varejo e 10 lavagens (400ml – R$ 7,90) que será comercializado exclusivamente no WalMart.  "Como nossa fórmula é concentrada, oferecemos uma excelente equação de valor para nossos consumidores, já que Ariel rende mais que o dobro3 por possibilitar a lavagem de uma mesma quantidade de roupa usando menos produto. Com os refis, buscamos oferecer uma opção ainda mais econômica aos nossos consumidores”, complementa o executivo. 

O Ariel Concentrado busca atender a necessidade dos consumidores que procuram por um lava roupa líquido de alto desempenho e com custo benefício atrativo, já que oferece melhor remoção de manchas4 com menos custo por lavagem5. O produto também facilita a rotina de cuidados com as roupas porque sua fórmula líquida permite o pré-tratamento das manchas sem a necessidade de esfregá-las ou de passos adicionais. Bastam apenas 2/3 da tampinha (40ml) para lavar um carga completa em lavadoras de até 8kg. 
Educação é chave para o desenvolvimento do segmento de concentrados no Brasil 
O segmento de concentrados é a grande aposta da P&G que acredita neste formato como o futuro em cuidados com as roupas no Brasil. Houve uma transformação na categoria de amaciantes em 2011, quando Downy foi lançando no país. O mercado brasileiro era composto por 91% de amaciantes diluídos e 9% de concentrados, sendo que em apenas seis anos o segmento de concentrados mais que triplicou de tamanho, alcançando 33% de participação em valor na última leitura da Nielsen (Setembro, 2017).  

A empresa acredita que esse mesmo processo de transformação deva ocorrer na categoria de lava roupas seguindo a tendência dos países desenvolvidos em que o segmento de líquidos já representa entre 50-70% da participação da categoria6. Tais resultados demonstram que os produtos concentrados têm ganhado a preferência dos consumidores brasileiros na categoria de amaciantes. Um sinal claro de que o custo benefício desse formato está sendo percebido.     

O objetivo agora para a P&G é seguir educando os consumidores quanto aos benefícios dos produtos concentrados, principalmente na categoria de lava-roupas que tem um desafio maior de migração de formatos. A companhia tem investido em uma comunicação educacional quanto à correta dosagem do produto já que pesquisas demonstram que, por ser um formato novo, ainda é comum a superdosagem, o que acarreta na não percepção do custo x benefício que os concentrados proporcionam.  

(3) Baseado em instruções de uso de cada produto (4) vs. detergente líquido mais vendido. Baseado em teste com manchas representativas combinadas em tecido 100% algodão, seguindo instruções de uso de cada produto. (Café e Vinho) (5) vs. detergente líquido mais vendido. Baseado nas instruções de uso de cada produto e média de preço entre Janeiro e Dezembro de 2016. (6) Média de participação de mercado em valor do ultimos 12 meses, segundo leitura da Nielsen dos países EUA, Itália, França e Espanha. 

Sobre a Procter & Gamble  A P&G atende pessoas ao redor do mundo por meio de um dos portfólios mais fortes de marcas líderes, confiáveis e de qualidade, incluindo Always®, Ariel®, Bounty®, Charmin®, Crest®, Dawn®, Downy®, Febreze®, Gillette®, Head & Shoulders®, Olay®, Oral-B®, Pampers®, Pantene®, Tide® e Vick®. A comunidade da P&G opera em aproximadamente 70 países. Acesse http://www.pg.com para encontrar as notícias mais recentes e informações detalhadas sobre a P&G e suas marcas. 

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